google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Pavilhão do Cevadeiro só em 2011

Pavilhão do Cevadeiro só em 2011

Adiamento de um ano deve-se a incumprimento da empresa projectista.
O orçamento para a construção do novo Pavilhão do Cevadeiro, que recebe anualmente a Feira de Outubro, em Vila Franca de Xira, era de dois milhões de euros. A empresa apresentou uma estimativa de mais 400 mil euros. Concurso foi cancelado e aberto um novo.


O novo pavilhão do Parque Urbano do Cevadeiro – onde se realiza anualmente a Feira de Outubro e o Salão de Artesanato – só estará pronto em 2011 e não este ano, ao contrário do que a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira tinha anunciado o ano passado, na véspera de mais um certame.

Na ocasião, Maria da Luz Rosinha garantiu a O MIRANTE que o novo espaço estaria pronto em 2010, a tempo de receber e albergar com todas as condições os muitos artesãos que se esperam para a 30ª edição do Salão de Artesanato, que se realiza em Outubro próximo.

De acordo com a autarquia a decisão de adiar a construção do novo pavilhão mais um ano “prende-se com o facto de a empresa vencedora do concurso público, com vista à elaboração do projecto de arquitectura e especialidades, na entrega do projecto de execução não ter cumprido a cláusula do caderno de encargos relativa à estimativa orçamental para a empreitada”.

O orçamento da câmara representa um investimento próximo dos dois milhões de euros mas a empresa apresentou um encargo estimado em dois milhões e 400 mil euros. Esta situação, de incumprimento por parte da empresa vencedora, levou a autarquia a cancelar o contrato entre as partes e a abrir um novo concurso com vista à escolha de uma nova firma projectista para a realização do projecto. Segundo a câmara a construção do novo pavilhão “terá início imediatamente após a conclusão da Feira de Outubro do corrente ano”.

No ano passado Maria da Luz Rosinha referiu que futuro espaço “poderá acolher eventos musicais, culturais, mostras e outras iniciativas, oferecendo todas as condições”. Terá ainda uma zona de restauração e esplanada virada para o Rio Tejo e é um investimento enquadrado no âmbito da candidatura ao programa POLIS.

À semelhança dos anos anteriores, a Feira de Outubro assim como o Salão de Artesanato deste ano, irão realizar-se no actual Pavilhão do Cevadeiro, que necessitou de obras de melhoramento das condições, para poder receber o certame de 2009 e evitar a lama em dias de chuva e o pó nos dias de calor.

Numa nota final, a autarquia de Vila Franca de Xira defende que este atraso não irá afastar os artesãos de participarem na edição deste ano do Salão de Artesanato, sendo expectativa da câmara “continuar a atrair milhares de visitantes e centenas de expositores que consideram o certame um dos melhores a nível nacional”.

Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”