google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Movimento Limpar Portugal - Vila Franca de Xira (ACTUALIZADA)

Movimento Limpar Portugal - Vila Franca de Xira (ACTUALIZADA)

Limpeza de Vila Franca de Xira reúne centenas de voluntários

Garrafas, plásticos, latas, roupas, fraldas, vidros, televisões, computadores, colchões, electrodomésticos, pára-choques de carros, material sanitário, centenas de pneus e toneladas de entulho.

Tudo isto foi recolhido no dia 20 de Março, durante o Projecto “Limpar Portugal”, que reuniu centenas de voluntários no concelho de Vila Franca de Xira, maioritariamente pertencentes a grupos de escuteiros ou colectividades da região.

A iniciativa envolveu as 11 freguesias do concelho, mas a Mata do Paraíso e o Monte de Serves, em Vialonga, foram os pontos onde a concentração foi maior, por serem zonas onde são conhecidas muitas descargas ilegais de lixo industrial.

Nem mesmo a chuva que caiu durante a manhã demoveu quem se ofereceu para participar na iniciativa, que começou às 9h00 e só terminou ao final da tarde.

Munidos de luvas, coletes reflectores, sacos de plástico, pás e vários contentores do lixo para separação de materiais para reciclagem, os voluntários dividiram-se em grupos de quatro ou cinco e espalharam-se pela mata.

Pedro Soeiro, morador em Vialonga, sublinha a importância da iniciativa e incentiva a que se repita mais vezes durante o ano. “O ideal seria não precisarmos de repetir, mas tendo em conta a quantidade de lixo recolhido hoje, acho que era muito importante continuar”, refere.

Uma opinião partilhada por Para Paulo Nogueira, dos Bombeiros Voluntários de Vialonga. “É uma grande ajuda para os bombeiros tanto no que diz respeito a prevenir os fogos florestais como de limpeza das ribeiras”, explica.

Os sacos e contentores foram depois colocados à beira da estrada, para serem recolhidos pelas carrinhas da junta de freguesia e da câmara municipal e entregues depois à Valorsul para reciclagem.




(19/03/10)

Chegámos finalmente à recta final, é já no próximo sábado que vamos Limpar o Concelho de Vila Franca de Xira, veja os locais de encontro e escolha o mais adequado para si.


No dia 20 de Março às 9 horas da manhã, vão estar chefes de equipa espalhados pelos diversos Pontos de Encontro, para receber todas as pessoas que queiram participar.

Todos podem ajudar, quer sejam voluntários inscritos ou pessoas que nunca se inscreveram (excepto menores de 16 anos, que não estejam acompanhados por um adulto).

Não deixe que o esforço dos voluntários envolvidos na organização seja em vão. Participe!




Para mais informações visita o site oficial do Movimento Limpar Portugal - Vila Franca de Xira AQUI

4 comentários:

Azulnauta disse...

Eu estive lá!

Todo o dia a limpar VFX, e não vi ninguém do Vila Espanca ... :\

maha disse...

Eu estive a produzir para o país...

Alter Ego disse...

e eu!...mas também digo que limpar Vila Franca só mesmo quem tem carro :D. Detalhes à parte esta é e sempre será uma grande iniciativa.

Varino disse...

Sempre achei isto um trabalhito digno de função pública e/ou presidiários.

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”