google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Programação do Colete Encarnado 2010

Programação do Colete Encarnado 2010

O Colete Encarnado é a maior festa Ribatejana e foi em 1932 que o lavrador ribatejano José Van-Zeller Pereira Palha, idealizou e levou por diante a primeira grande festa de homenagem ao Campino.

O Colete Encarnado comemora-se no primeiro fim de semana de Julho e traz à cidade de Vila Franca de Xira, todos os anos, milhares de aficionados e turistas (nacionais e estrangeiros), seja pelas festas que há pela cidade, fandango, bailes, concertos ou largadas de touros, fazem questão de vir participar à sua maneira na maior festa Ribatejana.

Este ano já sabem, que vai ser non-stop, all-nite long sem restrições e com o VILA ESPANCA FEST!




Já começaram a ser colocadas as primeiras tranqueiras para o Colete Encarnado de Vila Franca

A cidade de Vila Franca de Xira está a começar a preparar-se para receber a sua mais importante festa: o Colete Encarnado. A edição de 2010 promete suplantar a do ano passado, com os Deolinda como cabeças de cartaz.

A tradicional festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira comemora este ano 78 anos de existência. De 2 a 4 de Julho a cidade recebe muitos visitantes para assistirem às largadas de toiros e a concertos, entre muitas outras actividades. Este ano a festa vai incluir pela primeira vez um salão de carros clássicos, com duas dezenas de viaturas. Os preparativos já começaram com a montagem de algumas tranqueiras para as largadas nas ruas da cidade. Por esse motivo alguns lugares de estacionamento já começaram a ser limitados, como acontece na zona da Praça de Touros Palha Blanco.

O dia de sábado, 3 de Julho, continua a ser o dia dedicado ao campino, a figura central da festa. De manhã o destaque vai para as provas de campinos e à tarde, no Largo do Município, realiza-se a tradicional homenagem aos homens do barrete verde e colete encarnado. Como manda a tradição vai haver esperas de touros, sardinhadas nas tertúlias e os habituais concertos na Avenida Pedro Victor. Este ano os cabeças de cartaz serão os Deolinda, grupo sensação da música portuguesa que vem apresentar a Vila Franca o seu novo disco, “Dois Selos e um Carimbo” (às 23h30). Antes, na sexta-feira, 2 de Julho, sobe ao palco José Cid (23h00) e a noite de 4 de Julho fica a cargo da fadista Carminho (22h00).

Ao mesmo tempo em que decorre a festa o Celeiro da Patriarcal acolhe o seu primeiro salão de automóveis e motociclos clássicos, que vai reunir 12 automóveis e 10 motos antigas. A exposição decorre entre 26 de Junho e 4 de Julho e tem entrada livre. Os bombeiros da cidade de Vila Franca de Xira vão também estar atentos às colhidas durante as largadas, num ano que tem ficado marcado por vários acidentes, incluindo a morte de um aficionado em Azambuja durante a centenária Feira de Maio. Em 2009, recorde-se, o Colete Encarnado provocou 18 feridos ligeiros, treze por quedas das tranqueiras e cinco pessoas por terem sido colhidas por touros.

O Colete Encarnado atrai todos os anos milhares de visitantes às ruas de Vila Franca de Xira. Esta festa é antecedida da Semana da Cultura Tauromáquica (entre 26 de Junho e 2 de Julho), onde o Clube Taurino Vilafranquense exalta a tauromaquia, promovendo convívios, debates, colóquios e exposições sobre o touro, o cavalo, o forcado, o toureiro e o matador de toiros.

fonte: O Mirante

2 comentários:

M. disse...

Deolinda e Carminho, bem como o incontornavel Jose Cid (de que n sou nada fan), mas começa haver certa preocupação com o cartaz musical do Colete...

maha disse...

Sim, de facto é preocupante...

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”