google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Câmara troca bombeiros por funcionários nas largadas de toiros

Câmara troca bombeiros por funcionários nas largadas de toiros

Os Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira vão ficar - pela primeira vez nos últimos 70 anos - sem a responsabilidade de abrir e fechar as tranqueiras nas largadas de toiros da cidade durante a Feira de Outubro.

A decisão partiu da câmara municipal, que não se mostrou disponível para voltar a pagar os quase 15 mil euros que a associação reclama, anualmente, por cada iniciativa com toiros em que participa (Colete Encarnado e Feira de Outubro). O MIRANTE sabe que o orçamento apresentado pelos bombeiros para assegurar o serviço de abertura e fecho das tranqueiras sofreu um aumento de 30% em relação ao ano anterior e que, por esse motivo, a câmara municipal assegura essa função com os seus funcionários.

Em protesto, no primeiro dia das largadas, os bombeiros vestiram t-shirts a condenar a decisão municipal. Actualmente não existe legislação que estipule quem deve realizar a operação de abertura e fecho das tranqueiras. Em municípios como Azambuja e Benavente a operação é feita por funcionários da junta de freguesia e câmara municipal.

Fonte: O Mirante

2 comentários:

Anónimo disse...

Está na hora de os bombeiros, fazerem só o trabalho que lhes é devido! O socorro e esse sim não pode ser feito por mais nimguém e digo mais deve ser cobrado pois é uma prevenção!
B Castro

Goavillas disse...

Uma coisa é certa. Fosse quem fosse se é para beneficio em termos de custos acho por bem cortarem com os bombeiros quando têm funcionários próprios que podem fazer o mesmo.
No entanto digo também que assisti e constatei a uma brutal irresponsabilidade da (des)organização da malta da Câmara incumbida para o assunto. Inclusivé podia ter sido uma feira trágica manchada de sangue, pelo motivo de estarem abertas já tronqueiras terminais (já para não falar nas de separador) sem que os touros estivessem arrumados. Esta ninguém me poderá desmentir. Se é para alterar para melhores orçamentos tudo bem, agora dêem formação e sobretudo estipulem um só plano de intervenção que de certeza dará para os 5 dias de largadas. Será que custa assim tanto?!?!?

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”