google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Comerciantes dizem que obras na Rua Serpa Pinto prejudicam vendas

Comerciantes dizem que obras na Rua Serpa Pinto prejudicam vendas

Os comerciantes de uma das principais ruas de Vila Franca de Xira queixam-se das obras de saneamento, que ali decorrem desde o Verão, afirmando que lhes estão a prejudicar o negócio.


A rua Serpa Pinto, com grande tradição comercial e ponto de passagem na travessia da cidade, está fechada ao trânsito, devido a obras de renovação de esgotos e separação de águas pluviais.

“As pessoas não passam aqui porque o trânsito está cortado e é só lama por causa das obras. Num dia inteiro entra uma ou outra pessoa”, reclamou a comerciante Manuela Palha.

Miguel Guedes explora um café-restaurante no local e não tem dúvidas: “As vendas estão a menos de metade do habitual, estamos a tentar sobreviver”.

“Na área da restauração é péssimo porque não conseguimos vender as coisas e acabam por ir para o lixo”, disse.

Na opinião de Dália Jorge o problema maior são “as obras que se estão a arrastar muito no tempo”, notando “bastante quebra nas vendas”.

Uma situação que Francisco Vale Antunes, vereador que preside ao conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, reconhece ser incómoda ao mesmo tempo que apela à “compreensão” de todos.

O autarca responsável pela intervenção explicou que a obra vai permitir “a ligação dos esgotos domésticos ao emissário principal para depois serem encaminhados para tratamento na Estação de Tratamento de Águas Pluviais (ETAR) de Vila Franca de Xira”.

Segundo Francisco Vale Antunes, as obras vão também evitar as situações, “que as tampas dos esgotos saltem e criem dificuldades”, nomeadamente nas lojas.

Quanto à alegada demora, respondeu que “houve um momento em que parecia que as obras não estavam a andar, mas tudo tem estado a correr de acordo com o que está planeado”.

Depois de concluída a intervenção ao nível do saneamento, a Câmara Municipal irá proceder ao arranjo dos passeios e asfaltamento da via.

“Vamos ter uma rua muito melhor e espero que os estabelecimentos e os comerciantes saiam valorizados com esta intervenção”, referiu o vereador, estimando que os trabalhos na Rua Serpa Pinto estejam concluídos até ao final do mês de Março.

Rua Serpa Pinto em Vila Franca de Xira ganha novo tapete de alcatrão até Setembro

A rua Serpa Pinto, no centro da cidade de Vila Franca de Xira, vai receber uma nova camada de betuminoso quando terminarem as obras que ali se estão a realizar pelos Serviços Municipais de Água e Saneamento (SMAS). A informação foi avançada na última reunião pública do executivo pela presidente da câmara municipal, Maria da Luz Rosinha. “Depois dos SMAS concluírem a sua obra nós avançaremos, desde o Brilha até à esquina do Salema, com a colocação de um novo tapete. Não faria sentido fazer uma obra e não fazer a outra. Ainda vamos ter o trânsito condicionado durante algum tempo mas ficará tudo resolvido”, avançou a autarca.

A conclusão de todos os trabalhos está prevista para Setembro, quase um ano depois do seu início. A obra dos SMAS encontrou algumas dificuldades e a interrupção dos trabalhos na semana da Feira de Outubro e na quadra natalícia – destinada a promover o consumo no comércio tradicional - arrastou o calendário das obras. Actualmente a intervenção desenrola-se na Travessa da Praia, local que os SMAS consideram estratégico para o encaminhamento de todos os esgotos pluviais.

Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”