google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: O Crime Compensa: Crónica de um Assalto em Vila Franca de Xira

O Crime Compensa: Crónica de um Assalto em Vila Franca de Xira

Este Relato chegou-nos por alguém que alegadamente testemunhou um assalto a uma viatura em que a actuação das forças policias locais, ficou um pouco aquém do esperado...

Pela meia-noite da madrugada de 15 para 16 de Fevereiro de 2011, 'Rosa' (nome ficticio) ao dirigir-se á janela do seu quarto para fumar um cigarro, depara-se com um assalto a uma viatura entre a Avenida General Humberto Delgado e o Caminho Velho, no Bom Retiro em Vila franca de Xira.

"...Simplesmente sem comentários! Era meia-noite e fui a janela fumar um cigarro quando oiço duas pancadas em seco fortes. Pelo som das mesmas consegui detectar de onde vinham... olhei na direcçao do bom retiro e reparei que perto do descampado á entrada do bairro, por trás de uma camioneta amarela, estava um carro estacionado, estava muito escuro mas ainda consegui ver um vulto nas imediações... Consegui perceber logo que se tratava de alguem a cometer um assalto, só não percebi de imediato se era á camioneta ou o carro..."

De imediato 'Rosa' resolve contactar as autoridades com o auxilio do seu marido: "liguei logo para o 112 porque nao tinha o numero da PSP, reencaminharam a chamada e eu disse-lhes o que se estava a passar... mandaram um carro patrulha, eu e o meu marido tinhamos descrito onde era o local, mas eles vieram para a Rua de Santa Sofia, e deram meia volta... eu volto a ligar novamente para o 112, voltaram a reencaminhar a chamada, disse-lhes que estavam errados era na rua de cima á entrada do Bom Retiro..."


Após uns minutos, a Policia chega perto do local: "eles dirigem-se para lá, passam devagar ao lado da camioneta e o individo está por trás da camioneta a assaltar o carro e eu estou ao telefone a dar as indicaçoes, mas eles passam a camioneta e seguem até mesmo á entrada do Bom Retiro... o gatuno apercebe-se de algo, vai até ao meio da estrada e quando olha e vê que é o carro da policia, começa em fuga, desce o monte na direcçao do Caminho Velho e 'desaparece' no meio das canas..."

Incrédula, 'Rosa' insiste ao telefone para que a Policia intervenha:"...Dou as indicações, eles vão pela Rua da Segurança Social (Alameda Capitães de Abril) e metem-se á entrada do Caminho Velho, a olhar aproximadamente durante um minuto, mas não vêem nada e vão-se embora..."

O Gatuno é que não desistiu:"...Cerca de dois minutos depois, o assaltante volta a sair do canavial, começa a subir o Caminho Velho em direcçao ao Bom Retiro e corta em direcção á Rua General Humberto Delgado, novamente direito ao carro.. Eu voltei a chamar a policia e digo-lhes que ele está lá de novo... Eles respondem que vão já para lá e só aparecem 11 minutos depois..." Tempo suficiente para o Gatuno acabar o serviço: "...entretanto, o individuo tirou algo dentro da viatura, possivelmente o Auto-Rádio, mas o que quer fosse, era pesado pois quando ele se pôs em fuga, ia devagar como se estivesse a fazer um grande esforço..."

'Rosa' não desiste e volta a contactar a Policia: "Eu ligo para a PSP de novo e digo-lhes que 11 minutos depois, já era tarde de mais, os seus colegas demoraram, Ele roubou e pôs-se em fuga na direcçao do Bom Retiro, e o policia respondeu-me "Olhe... Paciência!..."

Entretanto, a Policia chega ao local do Crime: "...Chegaram, olharam para a viatura dois deles vieram até á entrada do Parque Urbano e olharam lá para baixo, o carro patrulha passou ao lado deles, eles entraram para dentro e aparece um carro, supostamente á paisana, um vai por cima outro por baixo... 4 minutos depois, um dos carros pára junto á viatura assaltada, os policias mexem na viatura e 5 minutos depois vao buscar a proprietária, á porta de casa..."

Rosa não esconde uma certa revolta pelo que assistiu:" ...Conclusão da história - Que frustaçao enorme! Da minha janela ainda vi os policias chamarem a dona do carro mas mais nada fizeram!... é esta a policia do nosso País? enfim... Ao menos se da primeira vez se tivessem dado ao trabalho de sairem da viatura para ver se viam alguem naquele local... Agora passar dentro do carro patrulha pelo sitio e nem sequer sairem da viatura?... Ainda por cima dizem-me "Olhe... Paciência!"

5 comentários:

Alter Ego disse...

..típico...

Anónimo disse...

Esta é a polícia que temos no concelho de Vila Franca... Olhe, paciência... Nem sequer têm um reboque... Também se tivessem, provavelmente estava avariado ou não tinha gasóleo... Olhe, paciência... Não se esqueçam de ir pagar os impostos e de ir votar nas próximas eleições... E olhe, tenha muita paciência, para que a raiva não nos faça gritar " VÃO TODOS PARA O C......" :(

Anónimo disse...

Concidadãos tenhamos paciência!

A D. Rosa tem que ter paciência! Se a Srª telefonasse a comunicar que era uma viatura mal estacionada e cujo dono era um cidadão cumpridor de certeza que o seu telefonema teria sido um verdadeiro sucesso. Apareciam de imediato 2 viaturas descaracterizadas da PSP e + 3 viaturas caracterizadas + 1 carrinha da policia de choque e 2 auto reboques (havia que aproveitar). Assim ....NO MONEY NO FANNY! Olhe, paciência!

Anónimo disse...

Não estaria a dar futebol?nao?paciencia

Anónimo disse...

fotebol não pelo que a Dona rosa diz já era meia noite agora uma soneca com certeza.foram acordados "Olhem paciencia"

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”