Vereador da cultura contra o novo acordo ortográfico

O vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, João de Carvalho (coligação Novo Rumo), disse na última reunião pública do executivo, realizada na tarde de 23 de Fevereiro, que é contra o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

“Gosto pouco de imposições. Gosto do português. Por questões corporativas e económicas da nossa sociedade estamos a ser obrigados a mudar a nossa forma de falar. Eu insurjo-me contra esta ideia dos livreiros de quererem ganhar tudo mas ainda vão acabar por perder tudo. E nós todos vamos perder, sobretudo a nossa portugalidade”, lamentou. João de Carvalho defendeu ainda que a língua é viva e que por isso “deve evoluir naturalmente”, ao invés de ser modificada “por decreto”.

O novo acordo ortográfico, recorde-se, levantou por polémica por introduzir mudanças radicais na língua de Camões. Entre as alterações mais sentidas está o desaparecimento de algumas consoantes (como nas palavras direto, ativar e ótimo), uso de maiúsculas nos meses do ano e pontos cardinais e a supressão de acentos. O novo acordo também reduz e sistematiza o uso do hífen.

Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”