google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Vila Espanca Blog descobre 'The All Seeing Eye' no Celeiro da Patriarcal

Vila Espanca Blog descobre 'The All Seeing Eye' no Celeiro da Patriarcal


Na Tarde de Quarta-Feira 2 de Novembro por volta das 13:30, Balrog - colaborador do Vila Espanca Blog - ao vislumbrar a Arquitetura do Celeiro da Patriarcal, depara-se com o inesperado: A Forma de um Triangulo com um Circulo no seu interior, á vista de todos e no entanto discretamente escapando ao olhar casual.






Nota Histórico-Artística sobre o Celeiro da Patriarcal

Edificado no final do século XVIII, por iniciativa do Patriarca de Lisboa, o Celeiro é uma construção de cariz utilitário, onde a depuração e a sobriedade arquitectónica predominam. A sua inserção na malha urbana valoriza o edifício, que se impõe pelas suas dimensões.
Desenvolve-se em planta rectangular, com fachadas principal e posterior simétricas, sendo que a primeira é aberta por uma porta, central, flanqueada por pilastras. Ladeiam-na duas janelas de cantaria simples e verga curva. O alçado termina num frontão triangular, que exibe, no tímpano, um medalhão assente sobre uma base de enrolamentos, apresentando, no seu interior, motivos vegetalistas em aspa. No interior, o espaço organiza-se emhttp://www.blogger.com/img/blank.gif três naves, a central mais reduzida, separadas entre si por pilares.

Coincidindo a sua época de construção com o período pombalino, o Celeiro da Patriarcal aliou a esta influência arquitectónica a sua vocação prática, de armazenar as colheitas provenientes das terras pertencentes à Patriarcal. Desta confluência resultou um imponente imóvel, fortemente marcado por uma grande depuração e funcionalidade.
Em 1836 o edifício foi adquirido pela Companhia das Lezírias do Tejo e Sado, no âmbito da compra, por parte desta instituição, de várias propriedades pertencentes à Patriarcal. Actuamente, o Celeiro constitui um dos equipamentos culturais de Vila Franca de Xira, dispondo de um auditório e acolhendo inúmeras exposições temporárias.

(Rosário Carvalho) Fonte: IGESPAR IP

2 comentários:

Azulnauta disse...

e já reparaste para onde aponta o olho? para as ruínas do monte gordo !

Adeptos Live disse...

Boa noite

Estamos a apresentar um novo projecto sobre claques de várias modalidades | [Adeptos Live - Partilha de fotografias de adeptos online]

Nesta fase inicial esperamos contar com a ajuda de todos os amantes do panorama ultra em Portugal para a divulgação deste novo e ambicioso projecto.

Caso esteja interessado em colaborar, adicione o link (http://adeptos-live.blogspot.com/) à sua lista de blogs e entre em contacto connosco para que possamos integrar o seu blog na lista de parceiros.

Agradecemos a atenção.

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”