google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Iluminices: A Piramide Negra de Alverca

Iluminices: A Piramide Negra de Alverca



 Á primeira vista vemos apenas uma Pirâmide Negra á entrada do Cemitério novo de Alverca, junto á Estrada Nacional 10. Só por si já seria um facto estranho 'alguém' ter mandado erigir uma Pirâmide, e com que significado? 



Ao pesquisarmos um pouco no Google verificamos que as várias definições de Pirâmide andam á volta das mesmas temáticas: "simboliza a ligação do céu com a terra, É um meio intermediário de trocas de energia. A base da pirâmide direcciona as energias da terra para o céu.", "A pirâmide é um símbolo da hierarquização que existe no Universo. A base da pirâmide representa a multiplicidade dos fenómenos, e o seu topo o mundo dos princípios: a unidade." ou mais integrado na paisagem circundante - "

Acredita-se que as pirâmides do Egipto antigo eram edifícios funerários, embora alguns especialistas acreditem que para além de servirem de mausoléus eram também templos religiosos." Para adensar a nossa curiosidade a Pirâmide fica junta de uma antiga e rara estrutura, um dos onzes sobreviventes Marcos de Légua da antiga estrada que liga Lisboa-Loures-Santarém, neste caso temos o "Marco da IV Légua" que simboliza a entrada Norte de Alverca. Para quem não sabe na oposta Entrada Sul, contamos com 2 Obeliscos que dividem Alverca do Forte da Casa.
Neste Marco de Légua encontramos uma inscrição petroglífica com os caracteres "N I V" que presumivelmente significam Norte IV (4 em numeração Romana) a Quarta Légua da Estrada.

E quando achamos que tudo isto já é bizarro o suficiente, que tal irmos dar uma olhadela ao Google Maps para uma perspectiva mais 'vertical' quando nos deparamos que a Pirâmide não é o único símbolo que adorna o local...


Ora a nossa Pirâmide Negra invertida encontra-se dentro de uma outra Pirâmide maior de Betão onda mais em baixo vislumbramos uma Cruz Egipcia ou 'Ankh', outro dos simbolos faraónico ligados ao culto da morte e reencarnação. Ora este Ankh ou "Cruz com laço", "Cruz egípcia" é um antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o sexo. Também é conhecido pelos bruxos como a "Cruz Ansata", utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação. Todo o faraó ao morrer levava a cruz junto às narinas para adquirir imortalidade. A cruz era muias vezes representada nos hieróglifos, sendo um objeto usado pelas divindades egípcias como se de uma chave se tratasse, o que nos remete ao seu significado como "a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós.
Uma questão fica no ar:  o porquê de toda esta simbologia ás portas do cemitério de Alverca?


3 comentários:

cesarkiko disse...

Muito curioso David, já experimentaste ter alguma informação sobre quem ergueu a pirâmide ou quem realizou o projecto dessa área?
Cumps.

Varino disse...

por acaso não, mas vou tentar saber mais

Anónimo disse...

ISTO E COISA DE QUEM ESTA ENVOLVIDO EM PODERES ALTERNATIVOS...LOL

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”