google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Jovens de Vila Franca de Xira criam movimento para animar a cidade

Jovens de Vila Franca de Xira criam movimento para animar a cidade


MICA quer tirar as pessoas do sofá oferecendo iniciativas culturais que animem a cidade 

Vila Franca de Xira tem um novo projecto que promete quebrar o marasmo cultural da cidade e quer levar a população a sair de casa. Chama-se MICA - Movimento de Intervenção Cultural e Artístico e nasce do sonho de cinco jovens naturais de Vila Franca, com idades entre os 22 e os 24 anos. No ano passado os mesmos jovens promoveram a actividade “Semana do Onze”, um evento singular que uniu empresários, artistas e grupos do concelho, oferecendo iniciativas culturais espalhadas por toda a cidade durante uma semana. O sucesso da iniciativa levou-os agora a criarem uma associação juvenil.



"Aqui Jazz a Cultura"
O objectivo, explica Telmo Julião, não é fazer concorrência a quem já oferece cultura na cidade mas sim agrupar e mostrar o que já é feito nas associações locais e que muitas vezes passa despercebido. “Queremos ser dinamizadores de eventos culturais, sempre que possível gratuitos e de livre acesso, que se possam realizar por toda a cidade”, explica. O grupo quer ser o mais abrangente possível oferecendo desde teatro a música, passando pelo folclore e a poesia. Num manifesto, o grupo nota que Vila Franca “adormeceu” e que as ruas “já não falam”.

Os jovens salientam que o conformismo domina e o marasmo impera num cenário que hipoteca a cultura na cidade. “Nascemos pela mobilização jovem, sem fins lucrativos nem ligações partidárias ou religiosas e procuramos formatos alternativos de proximidade à população e às suas actividades locais”, lê-se no manifesto do MICA. O grupo não tem qualquer tipo de apoio financeiro e tudo o que consegue é através da boa vontade dos agentes locais. Garantem que as actividades serão sempre que possível gratuitas. Além de Telmo Julião os rostos do MICA são Diogo Rodrigues, Soraia Santos, Ágata Marques e César Duarte.

Os elementos reconhecem que numa altura de dificuldades económicas as pessoas andam mais preocupadas com a vida, a família e o trabalho. Por isso querem aliciá-las a participar e a descobrir coisas novas”, explica Soraia Santos. A apresentação do movimento decorreu na noite de sexta-feira, 21 de Março, no espaço “Lá Lounge” do edifício do Ateneu Artístico Vilafranquense. Além de outros artistas convidados estiveram presentes o Group Improgress, um grupo de comédia de improviso liderado por Bruno Nogueira, juntamente com a música dos portugueses Cave Story.

Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”