google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: A Prenda de Natal do Vila Espanca Blog

A Prenda de Natal do Vila Espanca Blog

6 Meses após o lançamento e esgotada a edição fisica do mesmo, o Vila Espanca Blog tem o maior orgulho em disponibilizar-vos para Download directo, a colectânea - O ESPINHO DA ROSA - MÚSICA ESPANCA VOLUME I - Aproveitem e recordem os sons que fizeram a nossa história. Fica aqui também o alinhamento do mesmo e a entrevista que saiu em Julho no jornal Vida Ribatejana.

Para fazer download, cliquem nos links, descarreguem e descomprimam os ficheiros usando o software WinRar.

01 - Pardais de Telhado - Mudar
02 - Combate - Sorte Marreca
03 - Konad - Mundo Incerto
04 - Black Sugar Shit - Black Sugar Shit
05 - Punk Meets Pure Pop - Bad Boy
06 - Skazoomba - Mr.Stoneman
07 - Little Bone Heads -Charlie Dies Sunday
08 - Über Mannikins - Wave
09 - Vulkanik - Empire
10 - Theyweregunshots - Delays Are Dangerous
11 - Stage 9 - Share Your Sickness
12 - X Alternative - Monsters Uniq
13 - Encancrate - Consistent Fear
14 - Vortex Core - Emotional Form
15 - Imunity - Unholy Truth
16 - Sannedrin - Deception Of God
17 - In Cunt - Coprophagia and Sodomy
18 - Harpas Pesadas - O Que Já Fizeste
19 - Slot Machine - Trash
20 - Os Enviados do Dr. Matos - Colete Encarnado


Como muitos de vós sabem, na passada semana foi publicada na Vida Ribatejana uma reportagem sobre o lançamento do CD 'Espinho da Rosa' pelo Vila Espanca Blog. Para quem não teve oportunidade de ler, transcrevemos a mesma de seguida sem 'gralhas'. O Vila Espanca Blog agradece ao Vida Ribatejana o interesse demonstrado na divulgação do mesmo.


O Blog nasceu como que por brincadeira em 2006 e desde então tem vindo a crescer passo a passo e conta actualmente com as visitas de 100 ips diários em média, com mais de 40.000 visitas desde 2006.
A verdadeira essência do blog é difundir as iniciativas culturais e sociais de Vila Franca, com especial incidência na música e no desporto (União Desportiva Vilafranquense).


Num futuro próximo estamos a preparar mais 'Cultura Espanca' com outras grandes figuras Vilafranquenses para além do primeiro que fizemos o graffiter Vile.
O Blog é dirigido por um gerente comercial, um tenor e um informático: David Inácio, Marco Alves dos Santos e Hugo Marreiros contado com uma longa lista de colaboradores que são conhecidos como Street Team. O Vila Espanca Blog é também reconhecido como o sitio oficial da claque do Vilafranquense: Os Piranhas do Tejo. Perante a ausência de iniciativas musicais numa cidade que já foi uma referência no género e para não deixar cair em esquecimento a boa música que por cá se fez, lançámos o CD Espinho da Rosa, um conjunto de músicas a partir de maquetes de 20 bandas Vilafranquenses.

Por que motivo decidiram realizar este CD?
A Ideia original do CD, nasceu há cerca de 10 anos, quando eu estava envolvido no programa rádiofonico da Ultra FM, 'Osso Duro de Roer', nessa altura decidimos faze um CD com as bandas nacionais que passavam no programa, contactámos com as bandas do concelho que estavam em actividade , e mais algumas viriam a contribuir enviando maquetes para o programa. Entretanto após dois anos no ar, o programa terminou e o projecto ficou arrumado na gaveta mas não totalmente esquecido.


Como é que seleccionaram estas bandas participantes?
Não houve propriamente um processo selectivo, tentamos que fosse um número redondo e que abrangesse todas as bandas que marcaram a história recente de Vila Franca. As bandas de Vila Franca sempre foram muito interventivas se calhar faltou uma iniciativa deste género há alguns anos atrás para a cena musical da região ter dado um passo em frente. Apenas ficaram de fora alguns projectos que não mostraram vontade em participar ou que não se enquadravam na vertente musical mais alternativa do disco.

Tiveram uma boa adesão por parte das bandas convidadas a participar neste projecto?
Na maior parte das bandas, todos mostraram-se completamente disponíveis para colaborar com o projecto e ouvi inclusivamente comentários como: ' Só tenha pena de isso não ter sido feito há mais tempo!'. Por outro lado também deu para constatar que os músicos de uma das bandas queriam muito ter o som de outras que conviveram e partilharam palcos. Hoje em dia é extremamente dificil conseguir algumas dessas gravações, foi um trabalho muito moroso conseguir compilá-las, mas se em momento algum verificássemos que não haveria uma proactividade da parte dos músicos o projecto já teria sido posto de parte há muito.

Porquê a incidência no rock em particular?
Boa pergunta. Na minha opinião é apenas um reflexo da cultura musical do concelho que nunca primou por bandas Pop ou R'n'B, o CD também conta com projectos electrónicos como Uber Mannikins ou os mais recentes Vulkanik, algum Ska dos Skazoomba, e muito Rock, Punk e Metal em projectos como Imunity, Encancrate, Slot Machine, Vortex Core, Black Sugar Shit, Combate, Konad, entre outros. Não foi por opção do Vila Espanca Blog que o CD não é mais abragente nesse sentido.

Acha que o CD irá ter uma boa aderência da população e ajudar a uma maior divulgação destas bandas?
Até agora sim, até porque os CDs esgotaram no dia do lançamento. O Espinho da Rosa até hoje só levou elogios e um bom exemplo foram as colaborações: no caso do Carlos Augusto que masterizou o CD, a proposta veio do próprio, pois seria com o maior gosto e disponibilidade que ele participaria num projecto desta natureza e estamos a falar dum músico reputado duma área completamente diferente como é o jazz. Quanto á capa foi uma verdadeira honra para o Vila Espanca Blog que o Vile, artista Vilafranquense, a tenha concebido. Mais uma vez foi o Vile que mostrou vontade em participar ou não fosse ele um Artista de Vila Espanca.


Porquê chamar Espinho da Rosa ao CD?
É apenas uma dedicatória a quem fez tanto pela música do concelho na última decada, este CD também poderia ter outro nome, quiçá 'Xira Jovem', ficaria bem...

Onde poderão os interessados adquiri-lo?
Para os interessados em adquirir o CD Espinho da Rosa: Música Espanca - Volume I, basta enviarem um mail para Vilaespancablog@hotmail.com a solicitar o mesmo e serão contactados para o efeito.

As pessoas já reconhecem a luta do vosso blog pela divulgação das boas iniciativas locais?
Essa é a nossa grande luta, o Blog já é reconhecido a nível concelhio, mas na vertente cultural já um reconhecimento das bandas na area da Grande Lisboa, como é o caso dos Mata-Ratos ou If Lucy Fell, recebemos muitas informações das iniciativas locais, se calhar não tanto de Vila Franca como gostariamos, mas tudo isto é um processo evolutivo. Mais um passo foi dado com o CD e o concerto e com o tempo as coisas começam a rolar novamente. É como uma bola de neve. Convido todos os leitores do Vida Ribatejana a visitar o Vila Espanca Blog e conhecerem o trabalho que nós desenvolvemos sobre a nossa 'gente' e para a nossa 'gente'.

Para quem não esteve presente no concerto e enquanto não é editado o video do mesmo fiquem com uma pequena crónica do mesmo:
O Concerto realizou-se na passada sexta, 3 de Julho no City Bar por volta da meia-noite subiram ao palco os Theyweregunshots, para 45 mins de Metal-Core do mais maduro e complexo que passou por Vila Franca, o público apesar de não conhecer algumas da faixas (fruto dos concertos da bandas realizarem-se muito na zona da Grande Lisboa e Grande Porto), mas logo ficou rendido ao poderio e execução técnica do quarteto. Um caso curioso de uma banda que tem mais sucesso a nível nacional e até europeu do que em casa.In Chrysalys e Delays foram os pontos mais altos. Por volta da uma da manhã sobem ao palco os Enviados do Dr.Matos, a mais recente coqueluche do punk Vilafranquense. Mais maduros e sóbrios desde o regresso um ano depois à casa que os viu nascer. A banda desfilou os seus temas já muito conhecidos do público sedento por música, que em muitas faixas não deixou ouvir o vocalista Tau, tal era o clima de euforia, a casa veio abaixo com Colete Encarnado e Chiki-Chiki. Por fim, ás duas da manhã, os veteranos Konad, A Banda apresentou o seu novo EP - Terror TV, num espectáculo memorável como há muito não se via em Vila Franca, desde Vaka Louka, Ké Keu Faço, Detalhes ou mais recente Mundo Incerto, o público tomou conta do palco e em simbiose total com a banda, fez daquele momento o verdadeiro Colete Encarnado, um Concerto cheio de espírito à Espinho da Rosa. Para o ano há mais!

3 comentários:

Varino disse...

Toca a sacar!!

Diogo Martins disse...

Tem Sannedrin! Grande banda que eu adoro, o baixista é um grande amigo meu. DECEPTION OF GOD!!!!!!!!

Vitor Miguel Santos Costa disse...

Incrivel nem uma musica de sarcastic nem de prohecy bandas aqui do concelho de vila franca de xira!

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”