Iluminices: Brasão da Igreja da Misericórdia




"O brasão do tecto da Misericórdia, actualmente usado como identificação da instituição, é uma pintura do século XIX, apresentando, de um lado as armas de Portugal (uma vez que as Misericórdia eram de tutela régia") e de outro lado as "armas alegóricas" das Santas Casas, que são constituída pela Cruz do Calvário (alusão à dimensão cristã da instituição - as 14 obras de Misericórdia cristãs, são derivadas da caridade expressa na doutrina católica), nascente de caveira e tíbias (representando os "ossos de Adão", sobre cujo túmulo Jesus teria sido crucificado), evocação da humanidade que importa cuidar e salvar.


O brasão é coroado, com uma coroa simbólica, que representava a tutela real e hoje simboliza a honra de serviço espiritual da instituição." (fonte: David Fernandes. Arquivo Histórico da Junta de Freguesia VFX)


Em relação ao Brasão da Santa Casa da Misericórdia pode verificar-se o antigo simbolo 'Skull & Bones' antiga sociedade secreta fundada pela Russel Trust Association em 1856. Os próprios brasões variam no conceito em cada localidade.


Segundo a Santa Casa "A Caveira e Ossos são o símbolo das 14 Obras de Misericórdia, que se constituem como programa das Santa Casas, por vontade da sua fundadora, a rainha D. Leonor, em 1498. A última das Obras de Misericórdia Corporais consiste precisamente em enterrar os mortos."



0 comentários:

 

Contador

LIKE BOX

Arquivo

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”