google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Colete Encarnado 2007 é já a Seguir!

Colete Encarnado 2007 é já a Seguir!

Toiros, campinos e Xutos e Pontapés no Colete Encarnado

Festa começa com um jantar convívio com as tertúlias de Vila Franca no mercado municipal. Foi desta forma que começou há 75 anos.

O concerto com os Xutos e Pontapés na noite de sábado, 7 de Julho, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira é uma forma de conquistar o público jovem para uma festa que tem 75 anos e vive da tradição em redor do toiro, do cavalo e do campino. O programa que decorre de 5 a 8 de Julho inicia-se com a recriação de um convívio no mercado municipal na noite de quinta-feira. O jantar vai contar com todas as tertúlias da cidade que irão ser distinguidas com uma oferta do município.


Na sexta-feira, a festa sai para a rua. Logo pela manhã, haverá animação e às 19h00 será inaugurada, no Celeiro da Patriarcal, uma exposição sobre os 75 anos do Colete Encarnado e dos Forcados Amadores de Vila Franca. Às 20h30, a fé invade a Igreja Matriz com uma Missa Rociera com cantos espanhóis e fado. A primeira espera de toiros chega às 22h00, seguida de largada. A noite é animada com o coro espanhol de Puebla Del Rio e a Orquestra da Felicidade, do Brilho e da Glória no palco junto da PSP.

O sábado é o dia maior do Colete Encarnado com a concentração dos campinos às 10h00 junto ao monumento em sua homenagem. Segue-se as corridas e provas de condução de jogos de cabrestos junto à praça de toiros. A homenagem ao campino no largo da câmara será às 16h00. E às 17h30 será inaugurado o mausoléu ao forcado Ricardo Silva “Pitó”.

Às 18h00 há espera de toiros e à noite a sardinha assada anima a cidade com distribuição de sardinha pão e vinho em vários postos públicos e animação pelas ruas da cidade. A festa prologa-se pelo dia e domingo e só termina depois de um jantar convívio de campinos no mercado municipal. Na rua, o fado marialva dá voz à festa no largo da Câmara. À meia noite, o lançamento de fogo de artifício no rio Tejo põe fim à festa.

Fonte: Jornal O MIRANTE

2 comentários:

Anónimo disse...

Para o ano há mais!!!

Anónimo disse...

Ganha a "Ultra-Buba Maximus" com maioria absoluta... loool

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”