Junta de Vila Franca de Xira recebe óleo para reciclar.
Um caldeirão instalado à entrada do edifício da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira já está a receber óleo de cozinha para reciclagem. “Coloque aqui os seus óleos alimentares usados. Nós tratamos do resto”, lê-se na informação de um projecto que já chegou à autarquia.
A iniciativa de recolha de óleos alimentares usados é uma parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Resmad – Gestão de Resíduos, Lda., que garante a recolha dos óleos que se destinam à produção de biodiesel.
Além dos ganhos em termos ambientais resultantes da reciclagem e produção de biodiesel pretende-se também “evitar a deposição dos óleos alimentares usados na rede de drenagem de águas residuais e os consequentes problemas de funcionamento nas canalizações e ETAR’s, originados pelo excesso de gorduras na rede”.
A operacionalização do sistema passa pela entrega de oleões aos parceiros, como restaurantes, escolas, associações e juntas de freguesia, que passam a dispor de recipientes recolhidos periodicamente. No concelho de Vila Franca de Xira já foram distribuídos cerca de 70 oleões.
De acordo com a informação oficial do site da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira existem já oleões na juntas de freguesia de Calhandriz, Castanheira do Ribatejo, Vialonga e Póvoa de Santa Iria. No Sobralinho os óleos alimentares usados podem ser depositados na junta de freguesia, mercado retalhista, Centro Social do Sobralinho, UDCAS, Clube Recreativo do Torrão e Centro de Convívio Álvaro Pinheiro. Em Vila Franca de Xira no pateo da Câmara Municipal e na loja e escritórios da Hoviverde.
FONTE: Jornal "O Mirante"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Toca a reciclar Espancas!!!
Só uma coisa...se isto é para fazer biocombustível (para revenda!!), deviam pagar ao pessoal ao litro de óleo! De qualquer modo é sempre preferível usar óleo reciclado para biocombustível do que andarem a desgastar os solos com culturas para o mesmo efeito!.
Diz NÃO aos cereais genéticamente modificados!, Diz NÃO ao biocombustível feito a partir de plantas!
Enviar um comentário