Pássaros chocam no vidro da nova passagem superior de Vila Franca de Xira
A nova passagem pedonal da estação de Vila Franca de Xira, construída sem que tivesse sido feito previamente um estudo de impacte ambiental, está a provocar a morte de aves que embatem no vidro da estrutura, inaugurada em Maio. Ali mesmo ao lado, nas copas das árvores do Jardim Constantino Palha, pernoitam dezenas de pássaros.
Segundo a própria REFER a nova passagem pedonal foi definida tendo em vista apenas “melhor servir os utentes”. Apesar do estudo de impacte ambiental não ser obrigatório para a obra em causa os utentes acreditam que documento, a ser elaborado, poderia ter alertado os responsáveis para um problema que ninguém parece ter tido em conta. No caso, as andorinhas e pombos que sobrevoam a linha de caminho de ferro para procurar um abrigo. Muitos não conseguem fazê-lo e embatem na estrutura envidraçada.
A situação foi presenciada pelo jornalista que efectuava a reportagem e que foi surpreendido com a colisão de um pombo numa das vidraças. Alguns utentes, ouvidos pelo nosso jornal, mostram-se revoltados com a situação, mostrando o local onde alguns dos animais acabaram por morrer.
FONTE: Jornal "O Mirante"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
"Segundo a própria REFER a nova passagem pedonal foi definida tendo em vista apenas “melhor servir os utentes”
...claro, os pássaros que se fodam!!!
Acho que eles morrem é por contacto com as catenárias
não é não...os pássaros têm cérebros pequenos mas não são parvos, senão já n havia pássaros no jardim...já vi a situação descrita no jornal a decorrer à minha frente,ou seja, uma andorinha a ir contra os vidros da passagem. Nesta semana já puseram umas silhuetas de pássaros nos vidros da passagem superior, espero que isso resolva o problema...e foi tão simples!!!
Eu instalava um controlo de tráfego aéreo para resolver a situação...
Enviar um comentário