As obras de construção do novo e futuro Centro de Saúde de Vila Franca de Xira terão início, o mais tardar, durante a primeira quinzena de Novembro. A garantida foi dada pela presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, que considera a estrutura hospitalar uma “necessidade premente”.
A edil revelou que neste último trimestre, há também condições para a assinatura do contrato da construção do novo hospital da cidade para que se possa fazer a adjudicação e consignação da obra e consequente início da mesma.
O novo Centro de Saúde de Vila Franca de Xira vai ser construído junto ao quartel dos bombeiros e servir 25 mil utentes sem pressão.
O novo Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, que vai ser construído junto ao quartel dos bombeiros da cidade, vai servir cerca de 25 mil utentes sem pressão. A informação foi deixada pelo presidente da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), António Branco, na tarde de sexta-feira, 21 de Dezembro, no dia em que foi assinado o protocolo de colaboração para a construção da unidade de saúde entre o Ministério da Saúde e o município de Vila Franca de Xira. A cerimónia decorreu no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, pouco antes do início da sessão da assembleia municipal.
A estrutura vai albergar duas unidades de saúde familiar para os cerca de 20 mil utentes que estão actualmente inscritos. António Branco estima no entanto que o número real ronde os 22 mil.
A nova unidade a construir em Vila Franca de Xira em 2009 vai ocupar uma área de 1500 metros quadrados. O investimento ronda o milhão e meio de euros que irá atingir os dois milhões com equipamento incluído. A obra obedece à nova filosofia de organização dos cuidados primários.
António Branco classificou este como mais um passo significativo no sentido da melhoria das condições físicas para o exercício dos cuidados primários em Vila Franca de Xira.
O responsável revelou que está a ser estudada a forma de melhorar as condições do Centro de Saúde de Alhandra que não ficará com condições óptimas, mas mais confortáveis. António Branco revelou ainda que há indicação de avanços significativos em relação ao novo Hospital de Vila Franca de Xira que substituirá o lotado Reynaldo dos Santos.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, lembrou que foi celebrado um acordo para uma obra que há muito era esperada no concelho e que está favorecida em termos de acessibilidades com o nó de acesso à A1 junto ao futuro equipamento.
O terreno onde será implementado o centro de saúde de Vila Franca de Xira foi cedido pela autarquia. A ARSLVT fará estudos e projectos preparatórios necessários à viabilização do projecto, estimando-se que estejam concluídos no primeiro semestre de 2008.
Ao município caberá elaborar o projecto de construção do edifício, financiar a totalidade dos encargos decorrentes do projecto, lançar obra e garantir arranjos exteriores, arruamentos e estacionamentos.
A edil aproveitou para lembrar que o Centro de Saúde da Castanheira do Ribatejo, passados que estão os problemas que estiveram na origem do atraso, deverá ser simbolicamente inaugurado a 25 de Abril de 2008. Maria da Luz Rosinha aproveitou ainda a ocasião para lembrar que Sobralinho é uma das freguesias que precisa de um centro de saúde
Fonte: O Mirante
Marcadores:
Vila Espanca
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário