google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Chovem críticas a tourada a favor de animais abandonados

Chovem críticas a tourada a favor de animais abandonados

Metade da receita será entregue à Associação dos Amigos dos Animais.

No próximo dia 28, realiza-se em Vila Franca de Xira um Festival Taurino, cujas receitas revertem, em parte, para a Associação dos Amigos dos Animais do concelho. A organização não vê "nada de estranho" nesta decisão, mas as críticas não se fizeram esperar.

A organização do Festival Taurino está a cargo da Associação da Casa dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e conta com o apoio da Tauroleve, empresa concessionária da Praça de Toiros Palha Blanco, que cede gratuitamente o espaço para o evento.

Metade das verbas angariadas reverterá a favor da entidade organizadora (que almeja abrir um espaço museológico) e a outra metade será entregue à Associação dos Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira, instituição de utilidade pública desde 1995, que se debate com grandes problemas financeiros e de falta de condições de acolhimento para centenas de animais abandonados.

Este terá sido um dos motivos que deu origem ao festival, de acordo com Vasco Dotti, cabo dos forcados amadores de Vila Franca de Xira. "Sei das dificuldades com que a associação se debate todos os anos e que ainda não conseguiu construir um canil de raiz, devido à falta de verbas. Por isso, apresentámos esta ideia aos responsáveis da associação, que a aceitaram", explicou, ao JN.

Associação já não quer verbas

Na sequência, as três entidades assinaram um protocolo e os preparativos arrancaram, estando já confirmada a presença do maestro Victor Mendes e do novilheiro Nuno Casquinha. Só que a Associação dos Amigos dos Animais voltou atrás com a palavra.

Ao JN, Maria Telma Ferreira, presidente da Direcção, referiu que a associação foi bastante criticada por entidades congéneres e particulares e, por isso, decidiram não aceitar o dinheiro. Em comunicado divulgado na última semana, a mesma responsável afirma que associação "recusa e recusará, sempre qualquer contrapartida financeira de qualquer iniciativa relacionada com actividades tauromáquicas, nomeadamente este Festival Taurino. Mas Vasco Dotti garante que o festival vai realizar-se tal como sempre esteve planeado, até porque há um protocolo assinado e o material publicitário está já na gráfica. A divulgação do evento foi já feita na imprensa e nos sites ligados à tauromaquia, tanto em Portugal como em Espanha.

"Não entendo o porquê das críticas. As pessoas ligadas à tauromaquia também se preocupam com os animais. E há muitos defensores dos animais que são aficionados", frisa Vasco Dotti.

Opinião diferente tem, por exemplo, a Associação Animal. "A ser verdade que essa instituição vai beneficiar de um festival que tortura animais, consideramos que tal é moralmente condenável", diz Rita Silva, a presidente. "Sabemos as dificuldades pelas quais passam as associações, mas isso seria o mesmo que uma associação de protecção de crianças receber dinheiro de uma associação de pedófilos".

Fonte: Jornal de Noticias

3 comentários:

Alter Ego disse...

Bom, de facto um festival taurino com receitas para a defesa dos animais tem muito pouca coerência...mas também os defensores dos direitos dos animais devem recusar comprar o que seja nos chineses, pois os mesmos comem carne de cão e esfolam animais vivos para fins comerciais, tudo a bem da coerência obviamente!

Liber Pater disse...

"estamos mal e temos muito orgulho nisso!!apesar de ñ termos canil proprio e pontualmente os nossos queridos animais passarem muita fominha ñ queremos nada com esses barbaros de QI muito reduzido que nada interessam a sociedade.já dizia o "outro": Orgulhosamente sós!!" este poderia ter sido o comunicado da Associação dos Amigos dos Animais....Tadinhos dos animaizinhos....

Teliahy disse...

"As pessoas ligadas à tauromaquia também se preocupam com os animais. E há muitos defensores dos animais que são aficionados" Hilariante... preocupam-se, mas só com alguns. Um dos problemas da sociedade esta aqui espelhado nesta frase... Pessoas que desgostam e criticam certas atitudes e/ou acções, mas depois não tem capacidade(ou vontade) de perceber que em termos contextuais fazem exactamente o mesmo. Faz-me lembrar as pessoas que criticam os políticos e afins de compadrio, mas depois passam a vida a fazer mesmo. Em menor escala e menor prejuízo para os demais, mas o acto é exactamente o mesmo.

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”