google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Construção de Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira

Construção de Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira

Esta acção é parte integrante da candidatura que o Município de Vila Franca de Xira efectuou ao QREN - Iniciativa “Parcerias para a Regeneração Urbana – Programas Integrados de Valorização de Frentes Ribeirinhas e Marítimas”, destinada à Requalificação Ribeirinha da Cidade de Vila Franca de Xira – POLIS XXI.

Caracterização e Objectivo da Acção


Construção de Pavilhão Multiusos do Cevadeiro - O Pavilhão do Cevadeiro é uma estrutura essencial da cidade de Vila Franca de Xira, para a realização de um conjunto diversificado de eventos sociais, culturais, associativos, desportivos e recreativos. Estrutura construída há largas dezenas de anos, tem vindo a assistir a um processo de degradação acelerado, a que se associa uma crescente inadequação à realização de eventos de maior qualidade. Integrado num terreiro utilizado como parque de estacionamento e, anualmente, como recinto da Feira de Outubro, o Pavilhão assistiu em 2004 à total requalificação do espaço exterior, objecto de uma intervenção profunda realizada no âmbito do POLIS, que o transformou num Parque Urbano de qualidade elevada, destino de passeios e estadias pela população vila-franquense e pelos visitantes que ali ocorrem atraídos pela paisagem aprazível e pelos encantos do local. Neste enquadramento, o estado de degradação e desqualificação do Pavilhão assumem novas evidências a que se associa uma clara inadequação face às exigências que os eventos hoje em dia apresentam.

Em suma, trata-se de um Pavilhão que não serve as estratégias de desenvolvimento socioeconómico definidas para o Concelho de Vila Franca de Xira, sendo hoje um factor negativo para os níveis de competitividade regional do Concelho. Pretende-se, assim, desenvolver um processo de construção de um Novo Pavilhão, que possibilite a realização de eventos de qualidade, de carácter local, regional e nacional. Pretende-se ainda que a intervenção a efectuar seja enformada pelos princípios da sustentabilidade e conformidade ambientais, projectando um edifício com energeticamente optimizado e utilizando formas de produção alternativas e renováveis para a produção da energia consumida.

fonte: CM VFX

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”