Garrafas, plásticos, latas, roupas, fraldas, vidros, televisões, computadores, colchões, electrodomésticos, pára-choques de carros, material sanitário, centenas de pneus e toneladas de entulho. Tudo isto foi recolhido no dia 20 de Março, durante o Projecto “Limpar Portugal”, que reuniu centenas de voluntários no concelho de Vila Franca de Xira, maioritariamente pertencentes a grupos de escuteiros ou colectividades da região.
A iniciativa envolveu as 11 freguesias do concelho, mas a Mata do Paraíso e o Monte de Serves, em Vialonga, foram os pontos onde a concentração foi maior, por serem zonas onde são conhecidas muitas descargas ilegais de lixo industrial. Nem mesmo a chuva que caiu durante a manhã demoveu quem se ofereceu para participar na iniciativa, que começou às 9h00 e só terminou ao final da tarde.
Munidos de luvas, coletes reflectores, sacos de plástico, pás e vários contentores do lixo para separação de materiais para reciclagem, os voluntários dividiram-se em grupos de quatro ou cinco e espalharam-se pela mata. Pedro Soeiro, morador em Vialonga, sublinha a importância da iniciativa e incentiva a que se repita mais vezes durante o ano. “O ideal seria não precisarmos de repetir, mas tendo em conta a quantidade de lixo recolhido hoje, acho que era muito importante continuar”, refere.
Uma opinião partilhada por Para Paulo Nogueira, dos Bombeiros Voluntários de Vialonga. “É uma grande ajuda para os bombeiros tanto no que diz respeito a prevenir os fogos florestais como de limpeza das ribeiras”, explica. Os sacos e contentores foram depois colocados à beira da estrada, para serem recolhidos pelas carrinhas da junta de freguesia e da câmara municipal e entregues depois à Valorsul para reciclagem.
Fonte: O Mirante
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário