google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Rotunda do Gado Bravo ainda não saiu do papel

Rotunda do Gado Bravo ainda não saiu do papel

Ainda não saiu do papel a rotunda que vem sendo prometida desde 2007 para o cruzamento entre a recta do cabo (Estrada Nacional 10) e a Estrada do Camarão, próximo da estalagem Gado Bravo. O local é o principal “ponto negro” da recta do cabo (que une Vila Franca de Xira ao Porto Alto, Samora Correia, concelho de Benavente) e ali são registados com frequência acidentes aparatosos e mortais. Na última segunda-feira dois ligeiros voltaram a colidir neste cruzamento, desta vez sem gravidade.

Além deste cruzamento, que tem uma baixa visibilidade, os comerciantes e condutores queixam-se do mau estado do pavimento da recta do cabo, falta de bandas redutoras de velocidade em alguns troços, acentuados desníveis do piso, abatimentos, falta de marcações no asfalto e má sinalização de outros cruzamentos e entroncamentos ao longo da recta.

A degradação da recta do cabo foi um dos assuntos discutidos na última reunião de câmara do executivo vilafranquense, realizada no dia 24 de Fevereiro no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Calhandriz. A discussão veio na sequência da integração no dominio público do município de um terreno de 573 metros quadrados, próximo da estalagem do Gado Bravo, que o municpio garante estar destinado à construção da futura rotunda.

Contudo a Estradas de Portugal, em declarações a O MIRANTE, informa que está a desenvolver um projecto de rectificação do cruzamento que passa pela “manutenção do entroncamento existente, criando uma nova via que irá garantir o movimento de viragem à esquerda, ou seja, da Recta do Cabo para o caminho municipal (Estrada do Camarão)”. Segundo a empresa o projecto ficará concluído durante o primeiro trimestre de 2010. Ainda assim na última reunião de câmara do executivo o vice-presidente da autarquia, Alberto Mesquita (PS), continua a defender a construção de uma rotunda. “Sem dúvida que uma rotunda naquele local é importante para refrear o trânsito que circula na estrada a alta velocidade e evitar os desastres mortais que ali acontecem com frequência”, admitiu o autarca.

Os vereadores comunistas questionaram o executivo sobre os motivos de não terem sido feitas ainda melhoramentos nesta via. “A zona continua a representar um grande perigo para os automobilistas. A reabilitação de toda esta estrada continua sem estar prevista em orçamento e entendemos que seria urgente estudar uma solução para aquela estrada em conjunto com a Câmara Municipal de Benavente”, defendeu Nuno Libório (CDU).

A chegada de uma solução para aquele cruzamento tem sofrido atrasos devido ao arrastar de um outro processo de reabilitação da estalagem. Recorde-se que desde 2008 existe a intenção de ser realizado um investimento privado na antiga estalagem do Gado Bravo na casa dos 20 milhões de euros para a transformar num complexo turístico, o que ainda não aconteceu.

Segundo os condutores, “guiar na recta do cabo ao escurecer ou durante a noite é sempre um perigo, porque não conseguimos medir bem as distâncias dos faróis dos outros carros. Nunca sabemos se estão perto ou longe”, refere Manuel Silva.

Para Alfredo Bronze “os buracos e desníveis são os principais problemas que fazem com que os atrelados dos camiões escorreguem e às vezes são eles que fazem os pesados perder o controlo”, garante. Tanto os Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira como a Polícia de Segurança Pública confirmam ao nosso jornal a ocorrência frequente de acidentes no local e reconhecem a necessidade de serem introduzidas melhorias naquela via. Quanto a uma intervenção mais abrangente em toda a recta do cabo a Estradas de Portugal diz não ter ainda uma data prevista para execução dos trabalhos.


Fonte: O Mirante

1 comentários:

gonsa disse...

a minha festa de baptizado qd fiz um ano foi na estalagem do gado bravo.

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”