google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Festival Taurino permitiu angariar 6.000€ para construção do canil

Festival Taurino permitiu angariar 6.000€ para construção do canil

Tauroleve e Casa dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira recusam desviar a verba para outras instituições.
Seis mil euros foi o montante angariado no festival taurino de Vila Franca de Xira para ajudar a construir o canil e gatil da associação de animais. A associação rejeita o apoio directo.


O Festival Taurino realizado a 20 de Março na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, permitiu a angariação de mais de seis mil euros para ajudar na construção de um canil e gatil na cidade.

As receitas do espectáculo tauromáquico, organizado pela empresa Tauroleve e pela Casa dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, contabilizaram um total de 12.383,41 euros, o que significa que metade desse valor, tal como foi anunciado, seria entregue à Associação dos Amigos dos Animais para a construção do desejado equipamento.

Contudo com a recusa da associação vilafranquense em aceitar dinheiro proveniente de espectáculos com animais, questiona-se o destino que irá ser dado ao montante angariado. A solução pode passar por entregar esse dinheiro à Junta de Freguesia, que de forma indirecta o fará chegar ao destino, ou seja, aplicá-lo na construção do canil.

“Está fora de questão utilizar essa verba para outro fim que não seja a construção do canil e do gatil. O valor angariado vai ser apresentado à Junta de Freguesia e vai ser criada uma conta que só poderá ser movimentada para investir nesse equipamento”, explica o cabo Vasco Dotti, dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. O responsável rejeita a hipótese de ceder a verba a outra instituição. “A existência de um canil e gatil em Vila Franca de Xira é absolutamente urgente e por isso queremos contribuir para tornar esse projecto uma realidade”.

A posição da associação mantém-se inalterada, garante a presidente Telma Ferreira. “Tal como já dissemos e voltamos a reiterar não iremos receber qualquer montante respeitante a este festival tauromáquico nem a qualquer evento relacionado com actividades taurinas. Não temos conhecimento de como vai ser aplicada essa verba, mas se for atribuida à Junta de Freguesia para iniciar este projecto, parece bastante útil”, refere.

A responsável lembra as inúmeras vezes em que pediu apoio à Junta de Freguesia sem qualquer resultado e por isso pede agora que o primeiro passo na ajuda se concretize através da limpeza do terreno cedido pela câmara para a construção do canil e gatil.

Também Ana Câncio, responsável pela Escola de Toureio José Falcão, defende que a situação pode ser contornada em prol dos interesses dos animais. “Não podemos obrigar ninguém a receber a verba e compreendemos que interessa sempre a origem do dinheiro, mas pensamos que neste caso se dermos este valor directamente para a obra, através da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, na altura em que a construção arrancar, e não para a Associação dos Amigos dos Animais, poderemos contribuir para este projecto”, conclui.
Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”