Lars Ulrich, dos Metallica, escreve carta aberta e festival Download vai ter um palco dedicado a Dio. Ronnie James Dio, líder do super-grupo Heaven and Hell, faleceu este fim-de-semana, vítima de cancro do estômago.
O músico norte-americano, conhecido pelo seu trabalho em bandas como Black Sabbath (onde substituiu Ozzy Osbourne após 1979), Rainbow, Elf e Dio, lutava contra aquela doença há vários meses, submetendo-se a quimioterapia num hospital em Houston, no Texas.
O baterista dos Metallica, Lars Ulrich, reagiu à morte de Dio no site oficial da banda, assumindo-se como fã e explicando a influência que o músico teve para si. Ulrich recordou ainda o momento em que conheceu Dio, em 1976: "Fui até ao Plaza Hotel para ver se conseguia uma fotografia, um autógrafo, um momento, qualquer coisa. Algumas horas depois tu saiste e foste tão simpático... Fotografias, autógrafos e dois minutos de conversa bem-disposta. Senti-me no topo do mundo, inspirado e preparado para tudo".
O festival britânico Download anunciou também que vai mudar o nome do palco secundário para Palco Ronnie James Dio, em homenagem ao músico. Recentemente, o estado de saúde de Ronnie James Dio (na foto, o terceiro a contar da esquerda) agravara-se, levando ao cancelamento da digressão dos Heaven and Hell, que contemplava um concerto no Optimus Alive!10.
Após a morte de Ronnie James Dio, a mulher e manager do vocalista agradeceu "o amor e o apoio" recebidos durante os últimos meses. "Muitos, muitos amigos puderam despedir-se dele em privado, antes de ele morrer pacificamente. O Ronnie sabia que era amado por todos. Por favor dêem-nos alguns dias de privacidade para lidarmos com esta perda terrível. Saibam que ele vos amava a todos e que a sua música viverá para sempre".
Veja aqui uma breve entrevista a Ronnie James Dio, sobre a luta contra o cancro que protagonizara nos últimos meses:
Nascido em Portsmouth, no estado norte-americano de New Hampshire, Ronald James Padanova escolheu a alcunha de "Dio" inspirado no mafioso Johnny Dio e começou por tocar trompete e participar em várias bandas rockabilly.
O sucesso chegou em meados da década de 1970, quando Ritchie Blackmore convidou Ronnie James Dio e outros membros dos Elf, que haviam andado em digressão com os Deep Purple, para formarem os Rainbow.
Após os Rainbow, Ronnie James Dio ingressou nos Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne e gravando o álbum Heaven and Hell , que mais tarde daria nome ao super-grupo com Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Apice, que devia ter actuado no Optimus Alive!10.
Foi nesta altura que, inspirado por uma superstição da avó italiana, Ronnie James Dio começou a popularizar o gesto de fazer, com os dedos da mão, os chamados "cornos do metal", hoje comuns em muitos concertos. Da carreira do vocalista, um dos mais respeitados do heavy metal e grande referência, por exemplo, para o português Fernando Ribeiro (Moonspell), constam ainda 10 discos de estúdio com os Dio (em italiano, "Deus").
Fonte: Blitz
1 comentários:
RIP
Grande Vocalista, uma voz inconfundivel!!!!
Rock On In Heaven \m/
Enviar um comentário