google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Uma fabulosa viagem no tempo pelos museus de Vila Franca

Uma fabulosa viagem no tempo pelos museus de Vila Franca

“Os museus de Vila Franca de Xira oferecem uma fabulosa viagem na máquina do tempo – desde a pré-história ao admirável século XX, passando pela ocupação romana, a Idade Média, a Revolução Industrial”.


O convite é feito por Orlando Raimundo, autor do guia “Vila Franca de Xira. Saber mais sobre…” dedicado aos museus do concelho. O quarto volume da colecção, editada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foi apresentado ao final da tarde de sexta-feira, 19 de Novembro, no Núcleo Museológico de Alverca.

“Se «o destino morreu de repente», como ironizava Redol, é de nós, da nossa vontade, mobilização e determinação que depende o futuro. Mas o sucesso da expedição exige saber quem somos, de onde viemos, que experiências juntámos. Aos lugares dessa memória chamados museus”.

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira, com os seus quatro núcleos, e o Museu do Neo-Realismo são “os navios almirantes de uma frota poderosa”, que convida a viajar pela História e património, artes plásticas, fotografia, literatura, arqueologia, etnografia, arte sacra, a vida e obra de homens singulares como Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Sousa Martins, Vidal Baptista, Mário Coelho, escreve Orlando Raimundo.

E como falar de museus é falar também da identidade de um povo, a este conjunto de espaços de histórias e identidade haverá a juntar, no futuro, o Museu da Tauromaquia, sugere o autor. O escritor e jornalista confessou no dia da apresentação do guia que a experiência está a ser rica em conhecimento. “Costumo dizer a brincar que estou a tirar o curso de mestrado em Vila Franca de Xira”. A chefe da divisão de património e museus da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Graça Nunes, realça que o livro é importante para que as pessoas possam saber onde deslocar-se e que colecções existem no concelho.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, que não pôde estar presente e fez-se representar pelos vereadores João de Carvalho e Conceição Santos, escreveu no prefácio do guia que Vila Franca de Xira tem a satisfação de possuir, como parte integrante do seu património cultural, um conjunto de museus cujo valor ultrapassa em muitos casos, o interesse concelhio. “Da arqueologia à arte sacra, da literatura à aeronáutica, da tauromaquia à etnografia, o quarto volume desta colecção permite-nos saber mais sobre os museus do nosso concelho”.

O primeiro volume da colecção, de um conjunto de dez, foi dedicado às “Feiras, Festas e Romarias”. O segundo volume aborda “As linhas defensivas de Torres Vedras” e o terceiro fala sobre “Gastronomia. Cada guia custa três euros e está à venda no museu municipal, museu do neo-realismo, em Vila Franca de Xira.

Fonte: Cidade de Alverca

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”