google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Julian Assange aguarda em prisão preventiva processo de extradição

Julian Assange aguarda em prisão preventiva processo de extradição


O fundador do Wikileaks vai ficar em prisão preventiva
pelo menos até à audiência a 14 de dezembro









Julian Assange, vai ficar em prisão preventiva até à audiência a 14 de dezembro para analisar o pedido de extradição para a Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.

Assange, de 39 anos, é acusado de violação e agressão sexual num caso e de agressão sexual e coerção noutro, de acordo com a polícia sueca.

A audiência preliminar realizada no tribunal de magistrados de Westminster serviu apenas para confirmar a identidade, apresentar as acusações de que Assange é alvo e perguntar se este aceitava ser extraditado.

Segundo as televisões britânicas, o jornalista australiano recusou ser extraditado e afirmou pretender contestar o mandado de detenção europeu emitido no seu nome, o que pode fazer o processo arrastar-se por vários meses.



Quem é Julian Assange?

Outubro deste ano. Em plena entrevista à CNN, Julian Assange tira o microfone, pede desculpa e abandona o estúdio, calmamente. O jornalista tinha tentado abordar as acusações de abuso sexual de que é alvo.

O homem de que se fala nasceu na Austrália, em 1971. Com 16 anos - estávamos em 1987 - recebeu um computador Commodore 64. Ligou-lhe um modem e entrou no mundo da troca de informação entre computadores."É como o xadrez", disse uma vez à revista New Yorker. "O xadrez é muito austero, na medida em que não tem muitas regras, não tem acasos e o problema é muito difícil".Assange estudou matemática e física na Universidade de Melbourne. Criado sem qualquer influência religiosa, o jovem Assange, segundo a mãe, mostrou desde sempre o desejo de fazer o que considerava ser justo.

"Era um rapaz adorável, muito sensível, bom para os animais, sossegado e com um sentido de humor perverso, lembra a progenitora, em entrevista ao australiano Herald Sun.

Fala sem pressas, como se escolhesse cada palavra cuidadosamente, e não se deixa perturbar por discussões.Segundo o próprio, é capaz de entrar no sistema informático mais sofisticado do mundo. Mas é provável que se esqueça de comparecer a uma entrevista ou que a cancele à última hora.Na Austrália, já foi acusado 31 vezes por crimes informáticos, mas acabou por pagar sempre só uma pequena quantia de indemnização, de acordo com a New Yorker.

O WikiLeaks

Com "convicção de ativista e curiosidade de jornalista", citando a CNN, Assange fundou o site WikiLeaks em 2006, a custo de muitas horas de sono e das refeições. Contratou funcionários e arranjou voluntários. Recusa-se sempre a revelar as suas fontes.

A popularidade do site disparou em julho, quando publicou 90 mil documentos confidenciais sobre a guerra no Afeganistão, naquela que foi considerada a maior fuga de informação classificada na história do Estados Unidos. Em Outubro, foi a vez da guerra do Iraque. Esta semana, 250 mil documentos que expõem a diplomacia norte-americana.Enquanto uns louvam a atitude, outros, como o Pentágono e a Casa Branca, a classificam como "irresponsabilidade". E Assange passou a celebridade, nomeado mesmo a Figura do Ano 2010, pela revista Time.

in clix.visao.pt

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”