google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Novo Hospital de Vila Franca de Xira em negociações finais

Novo Hospital de Vila Franca de Xira em negociações finais

O processo de construção do novo hospital de Vila Franca de Xira, que deverá entrar em funcionamento em 2012, está ainda a ser alvo de "negociações". Fonte oficial da administração do Hospital Reynaldo dos Santos disse que estão ainda a decorrer "conversações finais com a tutela sobre o teor do contrato" entre o Grupo Mello e o governo, uma informação confirmada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT).

"Quando houver um contrato celebrado entre ambas as partes (Estado português e o grupo) e o contrato for visado pelo Tribunal de Contas, o Grupo Mello irá iniciar a gestão já deste hospital enquanto constrói o novo", avançou a mesma fonte, acrescentando que "para já, ainda não há informações sobre quando vai ser feita a passagem de testemunho" da actual administração para o Grupo Mello.

Fonte da ARS-LVT disse que o novo Hospital de Vila Franca de Xira vai ter serviço de urgência, bem como as especialidades de Cardiologia, Dermatolo-venerologia, Doenças Infecciosas, Oncologia e Pediatria, entre outras.

Na área cirúrgica, a nova unidade hospitalar vai contar com serviços de Ortopedia, Urologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Obstetrícia e Ginecologia, e na área de Diagnóstico e Terapêutica, vai ter unidades de Anestesiologia, Anatomia Patológica, Imuno-hemoterapia, Patologia Clínica, Radiodiagnóstico e Medicina Física e de Reabilitação.

A mesma fonte adiantou que o novo hospital Reynaldo dos Santos terá capacidade para 280 camas, sendo que oito estão destinadas aos Cuidados Intensivos Polivalentes. Vai contar ainda com quatro salas operatórias para cirurgias programadas, duas para cirurgias urgentes e três para ambulatório. A Câmara de Vila Franca de Xira cedeu o terreno para a construção da unidade hospitalar, um património avaliado em "cerca de dois milhões de euros", segundo fonte camarária, que adiantou ainda que a construção do novo hospital deverá arrancar "no final do primeiro trimestre ou no início do segundo".

O novo hospital Reynaldo dos Santos vai localizar-se no lugar da Charneca, entre Vila Franca de Xira e a Castanheira do Ribatejo, por cima do campo equestre. Há cerca de cinco anos, em Setembro de 2005, foi assinado o despacho conjunto para o lançamento do novo hospital de Vila Franca de Xira, tendo sido autorizado o lançamento de um concurso de construção e gestão na nova unidade hospitalar, sob a forma de parceria público-privada, adjudicada ao Grupo Mello.

O actual hospital, construído há cerca de 60 anos, tem poucas condições para receber os doentes, além de ter também problemas de sobrelotação.

Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”