google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Casa desliza dois metros pela encosta e ameaça cair

Casa desliza dois metros pela encosta e ameaça cair

As terras da encosta do Pedrógão em A dos Loucos, freguesia de São João dos Montes, concelho de Vila Franca de Xira estão a deslizar desde a madrugada do último sábado.

O movimento das terras fez com que uma casa se mexesse cerca de dois metros ameaçando ruir a qualquer momento, obrigando à retirada da senhora que a habitava. Ao lado estão mais duas habitações e uma outra ligeiramente afastada onde o perigo de derrocada também se mantém. As pessoas foram aconselhadas a abandonar o local. Só na última noite a terra cedeu mais 25 centímetros.

Outra situação preocupante verifica-se com o poste de alta tensão que também cedeu à força das terras. Desde domingo que os técnicos da REN estão no local para tentar derrubar o poste em segurança uma vez que se encontra instável. As operações obrigaram hoje (terça-feira, 9 de Março) ao encerramento de um colégio em A Dos Loucos por onde passam os cabos de alta tensão, já desligados pela empresa.

Ao longo de cerca do quilómetro e meio de encosta são visíveis autênticas crateras que só terminam na base do monte situada a poucos metros da Urbanização da Cruz de Pau. A protecção civil municipal e os bombeiros de Alhandra estão a monitorizar a situação diariamente na esperança que o muro de retenção aguente o avanço das terras e estas não cheguem às casas construídas há poucos anos. Segundo as autoridades a situação não apresenta, para já, risco para as populações que habitam na Cruz de Pau.



Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”