google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Tsunami solar dispara jacto de plasma rumo à Terra

Tsunami solar dispara jacto de plasma rumo à Terra




Depois de um longo período de latência, o Sol pode estar a acordar.


Na madrugada de domingo (01/08), todo o lado do Sol virado para a Terra experimentou um tumulto de atividades em cadeia, criando uma erupção solar de classe C3 - um autêntico tsunami solar. O jacto de plasma deverá chegar na Terra na manhã desta quarta-feira, dia 04 de Agosto.

Ejecção de massa coronal


O fenómeno gerou múltiplos filamentos magnéticos, que se elevaram da superfície estelar, uma agitação em grande escala da coroa solar, explosões de ondas de rádio e uma ejecção de massa coronal. Esta erupção solar em larga escala - catalogada pelos cientistas como Mancha Solar 1092 - ejectou toneladas de plasma (átomos ionizados) para o espaço interplanetário. E esse plasma está dirigido directamente no rumo da Terra, onde deverá chegar criando um show espectacular de luzes na forma de auroras boreais e austrais.

Infelizmente não é só isso. Os efeitos poderão ser sentidos também pelos sistemas de comunicação, principalmente via satélite, e até mesmo pelas redes de distribuição de energia.

Tsunami solar


Observar o Sol entrar em erupção numa escala global entusiasmou a comunidade internacional de físicos, que agora dispõem também do observatório solar SDO, da NASA. Os cientistas acreditam ter dados suficientes para tentar decifrar a complexa sequência de eventos, detectando sobretudo os eventos primários que deram origem à tsunami solar.
Tsunami solar dispara jacto de plasma rumo à Terra. A mancha solar foi tão grande que pôde ser vista sem o auxílio de um telescópio solar. Oleg Toumilovitch, na África do Sul, fotografou o evento com uma câmara digital comum. [Imagem: Oleg Toumilovitch]


Quando uma erupção desse tipo, chamada de ejecção de massa coronal, chega à Terra, ela interage com o campo magnético do nosso planeta, potencialmente criando uma tempestade geomagnética. As partículas solares guiam-se pelas linhas desse campo, dirigindo-se para os pólos da Terra, onde colidem com átomos de nitrogénio e oxigénio na atmosfera, que em seguida brilham na forma de luzes dançantes, as auroras.As auroras são visíveis normalmente apenas em altas latitudes, embora, durante uma tempestade geomagnética, as auroras possam também iluminar o céu nas latitudes mais baixas.

Ciclos do Sol


O Sol tem um ciclo regular de actividade que dura em média cerca de 11 anos. O último máximo solar ocorreu em 2001, o que tornou seu mínimo mais recente particularmente duradouro e com actividade abaixo da média mesmo para esses mínimos. Esta erupção em larga escala é um dos primeiros sinais de que o Sol pode estar acordando e caminhando para um outro máximo.

3 comentários:

Tripy disse...

Isto é o caos!!!! Normalmente estas ejecções de massa são procedidas de alguma catastrofe, regra geral terramotos.... Esperemos k esta passe ao lado...

gonsa disse...

brutal!

Varino disse...

E hoje já choveu lama...

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”