google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Amigos comemoram 76º aniversário do mestre José Júlio

Amigos comemoram 76º aniversário do mestre José Júlio

Um grupo de amigos do mestre José Júlio celebrou, com um jantar em Vila Franca de Xira no dia 30 de Janeiro, o seu 76º aniversário. José Júlio, um dos maiores matadores de toiros da sua época, foi distinguido pelos amigos com recordações da sua vida e agradeceu a “mostra de carinho e amizade” de todos os presentes, onde se destacaram o presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Estêvão Boeiro e o presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Luís Capucha. Além destes participaram no jantar Luís Covas, José Amador, Jorge Alexandre, Hipólito Cabaço, António Luís Penetra, António Flausino e João Félix, entre outros.

José Júlio Venâncio Antunes ficou sem pai aos quatro anos e viu a mãe ser internada no Caramulo ainda nova. Tirou a alternativa em Saragoça em 1959. Chegou a sair pela porta grande de várias praças e foi levado em ombros do Campo Pequeno à baixa lisboeta. Chegou a matar um toiro e cortar duas orelhas em brinde ao general espanhol Francisco Franco, líder do levante que deu início à guerra civil espanhola e que assistia a essa corrida na Feira de Sevilha de 1961. “Só nasci em Vila Franca de Xira. Formei-me como homem e como toureiro na Golegã. Vila Franca de Xira tem um ambiente fechado, agrio (azedo), de ciumeiras, invejas e mal dizeres. Aqui nunca aprenderia a ser toureiro tal como fui na Golegã”, afirmou o mestre numa das últimas entrevistas dadas a O MIRANTE.

Fonte: O Mirante

1 comentários:

Unknown disse...

um mestre na vida.caso unico nas praças

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”