google.com, pub-5297207495539601, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vila Espanca: Vila Franca prepara-se para a Feira de Outubro

Vila Franca prepara-se para a Feira de Outubro

A cidade de Vila Franca de Xira volta a receber a tradicional Feira de Outubro de dia 1 a 10. Serão dez dias de animação com corridas de toiros e largadas. A gastronomia e artesanato ajudam a fazer a festa.

A cidade de Vila Franca de Xira prepara-se para receber a tradicional Feira de Outubro, que este ano tem lugar entre os dias 1 e 10 do próximo mês. As tranqueiras já começaram a ser colocadas junto à Praça de Toiros Palha Blanco, um dos tradicionais locais de esperas e largadas de toiros.

A Feira de Outubro é organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e decorre no Parque Urbano da cidade, em simultâneo com o salão de artesanato que reúne artesãos de todo o país que ali dão a conhecer o trabalho. A entrada é livre e, além das diversões, os visitantes poderão apreciar gastronomia típica nas tasquinhas.

A feira estará aberta ao público às sextas e sábados das 13h00 às 02h00 e aos domingos e restantes dias entre as 13h00 e a 01h00. A excepção é no dia 4 de Outubro, véspera de feriado, em que a feira terá portas abertas entre as 13h00 e as 02h00. Devido às esperas e largadas de touros o Museu Municipal estará encerrado ao público no dia 2 de Outubro a partir das 16h15 e nos dias 3, 4 e 5 de Outubro entre as 10h15 e as 14h15.

A tradicional arruada será feita este ano pela Banda Filarmónica da Sociedade Euterpe Alhandrense no dia 2 de Outubro às 17h30 no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, um evento integrado nas comemorações do Dia Mundial da Música. A inauguração do salão de artesanato, que já vai a caminho da 30ª edição, está agendado para o dia 1 de Outubro às 18h00.

A Feira de Outubro é também marcada pela tauromaquia, que arrasta centenas de populares para as ruas. As esperas e largadas de toiros estão marcadas para dia 2 de Outubro, sábado, pelas 16h30. De dia 3 a 6 de Outubro as esperas realizam-se às 10h30.

Também a Praça de Toiros Palha Blanco vai receber, entre os dias 2 e 6 de Outubro, três corridas de toiros e um espectáculo de variedades taurinas onde o destaque serão as ganadarias portuguesas. Em concurso estarão as ganadarias Palha, Herdeiros de António José Veiga Teixeira, Oliveira Irmãos, Engenheiro Jorge de Carvalho, Pégoras, Canas Vigouroux e Nuno Casquinha.

No sábado, 2 de Outubro, pelas 22h00, realiza-se uma corrida com 6 toiros de Veiga Teixeira para Ana Batista, Pedro Salvador e Manuel Telles Bastos. Os forcados serão os Amadores do Ribatejo, Aposento Barrete Verde de Alcochete e o Clube Taurino Alenquerense.

No domingo, dia 3, pelas 17h00, realiza-se a primeira corrida das tertúlias, com 7 touros de Canas Vigouroux para António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol. Nesta corrida pegam os forcados amadores de Vila Franca, Sanchez Vara e o novilheiro Manuel Dias Gomes.

A festa taurina na praça continua no dia 5, pelas 22h00, com o aguardado concurso de ganadarias, com toiros lidados por João Salgueiro, João Telles Jr e o praticante Tomás Pinto. No feriado nacional dão a cara ao toiro os forcados amadores de Vila Franca de Xira.

A terminar a programação, dia 6 de Outubro, pelas 22h00, realiza-se na Palha Blanco um espectáculo de variedades taurinas da União Desportiva Vilafranquense, com 3 novilhos de Manuel Dias para lides a cavalo e 3 novilhos de Pinto Barreiros para lide a pé. Os escolhidos são Paulo de Azambuja, João Maria Branco e Jacobo Botero. Pegam os amadores de Vila Franca e os alunos da Escola de Toureiro José Falcão.

Fonte: O Mirante

0 comentários:

 

Arquivo

LIKE BOX

Contador

Filosofia

Sempre a espancar desde 2006, Representamos o espírito inconformado da Velha Guarda de Vila Franca de Xira que permanece por gerações. Somos Independentes e Regionalistas, Somos o eco dos tempos de glória, Somos a tua voz
“Se há característica irritante em boa parte do povo português é a sua constante necessidade de denegrir e menosprezar o que é feito dentro de portas. Somos uma nação convicta de que nada de bom pode sair da imaginação do português comum e que apenas o que nos chega do exterior é válido e interessante.”