O vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, João de Carvalho (coligação Novo Rumo), disse na última reunião pública do executivo, realizada na tarde de 23 de Fevereiro, que é contra o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
“Gosto pouco de imposições. Gosto do português. Por questões corporativas e económicas da nossa sociedade estamos a ser obrigados a mudar a nossa forma de falar. Eu insurjo-me contra esta ideia dos livreiros de quererem ganhar tudo mas ainda vão acabar por perder tudo. E nós todos vamos perder, sobretudo a nossa portugalidade”, lamentou. João de Carvalho defendeu ainda que a língua é viva e que por isso “deve evoluir naturalmente”, ao invés de ser modificada “por decreto”.
O novo acordo ortográfico, recorde-se, levantou por polémica por introduzir mudanças radicais na língua de Camões. Entre as alterações mais sentidas está o desaparecimento de algumas consoantes (como nas palavras direto, ativar e ótimo), uso de maiúsculas nos meses do ano e pontos cardinais e a supressão de acentos. O novo acordo também reduz e sistematiza o uso do hífen.
Fonte: O Mirante
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário